Quality - Fisio e Pilates em Alphaville

Como é feita a Fisioterapia Pélvica?

Como é feita a Fisioterapia Pélvica?
Sumário

Entender como é feita a fisioterapia pélvica é uma forma de compreender como essa modalidade terapêutica pode te ajudar a conquistar mais saúde e qualidade de vida.

Neste artigo da Quality Fisio e Pilates em Alphaville, reunimos uma série de informações bem importantes sobre esse assunto. Acompanhe e saiba mais!

Resumo do conteúdo:

  • Fisioterapia pélvica é uma modalidade terapêutica para melhorar a saúde e a qualidade de vida;
  • Inicia com a coleta da história clínica, seguida de exame físico e se necessário questionários;
  • O tratamento abrange terapia comportamental, cinesioterapia, exercícios de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, termoterapia, biofeedback, eletroestimulação para aumento de força, melhora da coordenação e alívio da dor, técnicas de mobilizações manuais e correções da postura corporal;

Como é feita a fisioterapia pélvica?
Como é feita a fisioterapia pélvica?

Como é feita a fisioterapia pélvica?

Algumas pessoas podem ter dúvidas de como é feita a fisioterapia pélvica 

A primeira sessão é extremamente importante! O fisioterapeuta conversa com o seu paciente para conhecer sua história e a queixa que o levou a necessitar da fisioterapia pélvica, e o que ele espera  alcançar com o tratamento.

Durante a avaliação, se necessário, o profissional pode utilizar questionários sobre a qualidade de vida, função urinária, evacuatória, sexual e comportamental no que diz respeito a hábitos de vida diária que possam justificar a queixa ou até mesmo interferir no processo de tratamento. 

O exame físico abrange

  • Avaliação geral da postura e mobilidade das principais estruturas corporais;
  • Avaliação da percepção, coordenação, força, bem como de outros atributos que compreendem a funcionalidade dos músculos mais superficiais e profundos do assoalho pélvico.

Terminada a avaliação o fisioterapeuta informa ao paciente o diagnóstico fisioterapêutico funcional, o objetivo do tratamento, os procedimentos a serem executados, a frequência semanal necessária do paciente bem como o tempo médio de tratamento. 

A seguir, apresentamos alguns detalhes que costumam fazer parte do processo terapêutico dos nossos pacientes de fisioterapia pélvica em Alphaville aqui na Quality Fisio. Confira:

1. Estratégias de gerenciamento de dor

O gerenciamento da dor é um aspecto essencial do tratamento na fisioterapia pélvica. O fisioterapeuta pode empregar diversas estratégias, como exercícios específicos, técnicas de relaxamento, eletroterapia, terapia manual e modalidades como calor ou frio. 

O objetivo é aliviar a dor, melhorar a função e qualidade de vida do paciente. A abordagem ao manejo da dor é individualizada, baseada nas necessidades específicas de cada paciente.

Agende com os nossos especialistas uma sessão de Fisioterapia Pélvica em Alphaville. Entre em contato!

Por que fazer fisioterapia pélvica?
Por que fazer fisioterapia pélvica?

2. Exercícios de contração e relaxamento

Os exercícios de contração e relaxamento são uma parte fundamental da fisioterapia pélvica

O foco desses exercícios é melhorar a força e a coordenação dos músculos do assoalho pélvico. Os pacientes aprendem a identificar e controlar esses músculos, alternando entre períodos de contração e relaxamento. 

Esses exercícios ajudam a prevenir e a tratar uma variedade de condições como:

  • Incontinência urinária e fecal;
  • Disfunções sexuais;
  • Prolapsos de órgãos pélvicos. 

Além disso, esses exercícios podem auxiliar na percepção e no controle dos músculos do assoalho pélvico durante atividades cotidianas como se exercitar e espirrar, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida do paciente.

3. Treinamento da musculatura do assoalho pélvico

O treinamento visa trazer percepção da musculatura, melhora da coordenação, fortalecimento e relaxamento das estruturas que compõem o assoalho pélvico  para uma melhor funcionalidade.

O fisioterapeuta orienta o paciente em uma série de exercícios específicos que podem ser realizados tanto na clínica quanto em casa. 

Esse treinamento é crucial para sustentar os órgãos pélvicos, prevenir ou tratar a incontinência urinária e fecal, e melhorar a função sexual. 

Leia também o artigo: Quais são os Tipos de Fisioterapia? Conheça os principais!

Fisioterapia Pélvica

4. Biofeedback

Quando pensamos em como é feita a fisioterapia pélvica, não podemos deixar de mencionar o biofeedback.

O biofeedback é uma técnica que utiliza equipamentos para fornecer ao paciente um feedback visual ou auditivo sobre a atividade muscular. 

Na fisioterapia pélvica, o biofeedback é frequentemente usado para ajudar os pacientes a melhorar a percepção e ganhar coordenação dos movimentos voluntários de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico. 

É particularmente útil para aqueles que têm dificuldade em identificar esses músculos ou em realizar os exercícios corretamente. 

Com o biofeedback, os pacientes podem visualizar em tempo real a atividade muscular, o que ajuda a melhorar a consciência corporal e a eficácia dos exercícios.

Benefícios de fazer Fisioterpia Pélvica
Benefícios de fazer Fisioterpia Pélvica

5. Eletroestimulação

A eletroestimulação utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para estimular os músculos do assoalho pélvico. 

É uma técnica útil para pacientes que têm dificuldade em contrair esses músculos voluntariamente. 

A eletroestimulação na função FES pode melhorar a coordenação, a vascularização e a força muscular sendo uma ferramenta valiosa para o tratamento da incontinência e de outras disfunções pélvicas. 

A eletroestimulação na função TENS  é utilizada para alívio de dor

Veja também: Conheça Os Nomes Dos Exercícios De Pilates E Saiba Mais Sobre Eles

6. Técnicas de relaxamento

As técnicas de relaxamento são ferramentas mportante da fisioterapia pélvica, especialmente para pacientes que sofrem de tensão ou dor crônica na região pélvica. 

Essas técnicas podem ser a respiração profunda, meditação e relaxamento progressivo dos músculos. 

O objetivo é reduzir o estresse, aliviar a dor e melhorar a consciência corporal. O relaxamento muscular pélvico é essencial para o tratamento de condições como a dor pélvica crônica e disfunções sexuais relacionadas à tensão muscular.

7. Treinamento da postura e alinhamento corporal

Durante a sessão de  fisioterapia pélvica também considera-se o treinamento da postura e alinhamento corporal.

O fisioterapeuta trabalha com o paciente para corrigir padrões posturais com o objetivo de melhorar o alinhamento corporal para colaborar com o sucesso do tratamento.

 Esse treinamento ajuda a distribuir o peso corporal de forma equilibrada, reduzindo a pressão sobre os músculos pélvicos e melhorando a função geral do corpo.

Agende com os nossos especialistas uma sessão de Fisioterapia Pélvica em Alphaville. Entre em contato!

8. Educação sobre higiene e hábitos saudáveis

Uma parte importante da fisioterapia pélvica está relacionada à orientação quanto às práticas de higiene e hábitos saudáveis que podem impactar a saúde pélvica. 

O fisioterapeuta pode e deve indicar ao paciente a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar, ou seja, com outros profissionais como por exemplo nutricionistas, nutrólogos, psicólogos, e outros, a fim de corroborar para o sucesso do tratamento.

Também pode passar informações sobre como fazer uma melhor dieta, hidratação, controle de peso e práticas de higiene pessoal

Onde fazer Fisioterapia Pélvica?
Onde fazer Fisioterapia Pélvica?

9. Terapia manual

Por fim, também temos a terapia manual, sendo esta uma técnica que inclui a manipulação manual dos tecidos pélvicos para melhorar a circulação, reduzir a dor e aumentar a flexibilidade. 

Essa técnica pode ser feita por meio da massagem, mobilização e alongamento dos tecidos moles. 

A terapia manual é uma boa opção para pacientes que apresentam dor pélvica, tensão muscular ou aderências teciduais.

Veja também: O Que É RPG Para Coluna?

Onde fazer fisioterapia pélvica em Alphaville?

Agora que você já sabe como é feita fisioterapia pélvica, chegou o momento de agendar a sua avaliação para cuidar da sua saúde! Aqui na Quality Fisio e Pilates, oferecemos atendimento de fisioterapia pélvica em Alphaville, de maneira humanizada e personalizada para cada paciente.

Venha conhecer o nosso espaço e agende a sua avaliação para que possamos promover autoconhecimento e qualidade de vida para você!

Fisioterapia Pélvica
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Quality Fisio e Pilates
Quality Fisio e Pilates

Clínica referência em Alphaville há 22 anos, com uma equipe altamente especializada no atendimento de bebês, crianças, adolescentes, adultos e melhor idade.